Extensão Raio x

Olá galera, tenho pegado alguns exemplos de extensões e estudado os códigos ao mesmo tempo que aprendo ruby, consegui traduzir algumas coisas e fazer algumas alterações mas confesso que meu inglês é ruim e vou bem devagar. Eu gostaria de tentar fazer um script que deixe apenas um grupo ou componente em visualização de raio X. Isso é possível?
Eu poderia muito bem colocar um material translucido em um grupo na cor cinza mas eu percebi que não é a mesma coisa. Obrigado desde já galera.

Hi guys, I’ve been taking some examples of extensions and studying the codes while learning ruby, I managed to translate some things and make some changes but I confess that my English is bad and I’m going very slowly.

I would like to try making a script that leaves only one group or component in x-ray view. Is this possible?

I do not think so. Xray is a render mode that SketchUp uses to render the entire view of the model.

(Não é provável. Xray é um modo de renderização que o SketchUp usa para renderizar a visualização inteira do modelo.)

I might as well put translucent material in a gray group but I realized it’s not the same thing. Thanks in advance guys.

Correct. Applying a translucent material modifies the instance and so sets the model’s modification flag which will prompt the user to save the changes to the model. This is undesirable if it is only a temporary rendering change that you are wanting to display.

(Correto. A aplicação de um material translúcido modifica a instância e, portanto, define o sinalizador de modificação do modelo, o que levará o usuário a salvar as alterações no modelo. Isso é indesejável se for apenas uma mudança temporária de renderização que você está querendo exibir.)

The last few releases have added a temporary Xray mode to some of the native tools that allow the back edges and vertices to be seen during the tool’s use. See the Release Notes.

(As últimas versões adicionaram um modo Xray temporário a algumas das ferramentas nativas que permitem que as bordas traseiras e vértices sejam vistos durante o uso da ferramenta. Veja as Notas de Liberação.)

Perhaps you could explain more basically what it is you are trying to achieve.

(Talvez você possa explicar mais basicamente o que está tentando alcançar.)

1 Like

Modelo Visualização Sólida …Normal

Modelo com uma textura translúcida aplicada.
Como uma visualização funciona bem mas se eu quiser editar o modelo que está dentro de outro modelo sem precisar ocultar algo não é possível.

Mas já com o Raio X ativado isso funciona muito bem, posso desenhar linhas tranquilamente no modelo dentro de outro.

Bom…era isso que eu queria né rss.

You can do this in Color By Tag render mode by creating a special Scene.
The object that you wish to be translucent must be assigned to it’s own tag (layer) and that layer’s color have it’s opacity adjusted so it is translucent.

Then you copy the main model’s style, rename it and modify it for the special scene page.

(Você pode fazer isso no modo de renderização Cor Por Tag criando uma cena especial.
O objeto que você deseja ser translúcido deve ser atribuído à sua própria tag (camada) e a cor dessa camada tem sua opacidade ajustada para que seja translúcida.)

(Em seguida, você copia o estilo do modelo principal, renomeia-o e modifica-o para a página de cena especial.)

Example_TranslucentTagColor.skp (32.1 KB)

1 Like

Resolvido, não como extensão mas era mesmo o que eu queria poder fazer e imaginava que no modo raio x seria possível. Obrigado de verdade.

1 Like