Top 5 plugins (add-ins) para o sketchup

O Sketchup é um software CAD e simultaneamente BIM devido a sua capacidade de parametrizar as informações da geometria e a possibilidade de exportar em IFC.

O segredo do sucesso do Sketchup foi devido à grande facilidade de aprendizado da ferramenta em pouco tempo e por ter uma interface simples.

ARTISAN

O Artisan é uma poderosa extensão do SketchUp, essencial se você deseja desenvolver e criar modelagens orgânicas com curvaturas e de movo suave, como mobiliário, estofado, topografia ou até mesmo personagens 3D.

Ao instalar o Artisan um menu bem definido com basicamente quatro ferramentas surgem como: SDS (Somooth & Subdivision), Escultura, Edição de Vertex e Redução de Polígonos.
O Artisan é uma ferramenta perfeita para a criação de modelagem orgânica e recomendamos o uso nas seguintes áreas:

  • Terreno
  • Mobiliário
  • Personagens
  • Esculturas abstratas
  • Tecido, cortinas e travesseiros
  • Rochas, troncos de árvores e plantas

CURVILOFT

Com o Curviloft tudo é possível, permite fazer a conexão entre diversas formas 2D para gerar um modelo 3D único, baseado nas mais diversas morfologias e que podem assumir formas bem curvilíneas. Ao utilizar o Curviloft é possível extrudar múltiplas (linhas ou faces) para desenvolver/criar formas complexas com maior facilidade no SketchUp.

Existem três opções diferentes para desenvolver a geometria como o Loft por Spline (Criar junções na superfície baseadas em curvas no eixo), outro uso é o Loft ao longo do caminho (criar junções na superfície no caminho determinado) e o Skinning (Cria massa suave em linhas sobrepostas).

DINABOX

O Dinabox é um plugin rápido e prático pois dispõe de geração de planos de corte, quantitativo para orçamento, lista de materiais necessários e muito mais. Não é necessário criar centenas de componentes “módulos” nas galerias pois o construtor permite criar livremente as personalizações desejadas.

No Dinabox é excelente para modelagem de móveis planejados ou marcenaria paramétrica.

1001BIT TOOLS

O 1001Bit tools é uma ferramenta completa para projetos arquitetônicos de com alto nível de detalhe ou um conjunto de ferramentas permitem realizar tarefas cotidianas, no 1001Bit Tools realiza a edição de elementos de modelagem de projetos arquitetônicos.

Com o 1001Bit Tools é possível tornar o Sketchup paramétrico, com ferramentas paramétricas de objetos arquitetônicos, como criação de paredes, batentes, janelas, brises, telas, muxarabis, diversos tipos de escadas, estrutura de telhado e cobertura, além de ferramentas de edição comuns em ambientes CAD, como: Fillet, Trim, Chamfer, Offset, Array, entre diversos outros.

4D VIRTUAL BUILDER

O Virtual Builder permite utilizar modelos 3D para visualizar desenvolver simulação/montagem de uma obra em 4D – ou seja, definir e planejar as fases de construção no tempo.

Com o Virtual Builder é possível receber informações do planejamento produzidas em MS Project ou Primavera.

To clarify… is this a request of some sort?

1 Like

It certainly doesn’t look like a Feature Request, unless by implication he means the extensions should become part of SU. But the particular nature of the chosen extensions doesn’t make that seem very likely.

I suspect he is just telling us what he admires. In which case, maybe the Corner Bar is a better location?