Criar DC com 45º paramétrico sem perder o ângulo

Estou contruindo um móvel e sempre me apresenta esse problema!
Eu crio um DC com um corte 45º e quando altero comprimento o ângulo não permanece o mesmo!
Alguém tem uma solução de como tornar esse componente paramétrico e manter o corte original quando alterar as dimensões ?
Segue uma imagem de demonstração abaixo:
image

You need to have a sub components inside your dynamic component.

A corner prism, and the board cuboid.


You can hide the edges where these are meets, so visually the main component will looks as one.

You can examine e.g. the Frame from here:
https://3dwarehouse.sketchup.com/collection/a8a275435696735f8490246570868c8d/Dynamic-Components-Training

Eu pensei fazer assim mais achei que houvesse outra solução mais Simples! Porque na verdade mais componentes são mais complexos, devido a ser móveis tem muitos outros componentes nas peças representando bordas, usinagens e dispositivos de fixação.

Mais foi seguir esse caminho que me passou e estudar o exemplo cotado acima!

Acho que meu problema maior vai ser em criar os algulos caso o móvel exija que os 4 lados sejam 45º!!! :face_exhaling:

example bevel 4 sides.skp (69.4 KB)

1 Like

Exatamente isso que procurava. Vou estudar e adaptar a minha biblioteca.
O problema é girar a textura do veio da madeira.
Todos meus componentes são vistos de forma final do produto, esse é um exemplo.

CI-1V .skp (9.9 MB)

Segue um vídeo do resultado. Mais um problema resolvido, deixo aqui minha gratidão a todos que dispuseram em ajudar.

:smiley:

1 Like

Download “material resizer” from extension warehouse, then can choose a reduced file size without loosing to much material detail.
Material Resizer | SketchUp Extension Warehouse

Suggest a library of basic components built by copying, making unique then modifying the last, to assure their uniqueness use Eneroth’s deep make unique"

Eneroth Deep Make Unique | SketchUp Extension Warehouse

The boards can be rotated by 90 degs, x3 then placed, a bit quicker than video. They are set up so can choose Name to pass data to OCL. all material placed and sorted by OCL. Can use instance, to match instance name,
A board size can be changed after copy/unique to carcass size, then collected parts (previously rotated and placed) swapped with geometry, saves builds.

please forward a email address via PM for VBA to fill dropdowns and lists from excel to copy/fill without typing

Boards can be set back (hidden line) to account for other board in case of butt joint. thus keeping within the overall boundary box and facing in, making reuse and less formulars.

Example of earlier board progression
cab1 (2).skp (749.3 KB)

2 Likes

Boa Noite… Agradescido por tanto de informação para melhoria do desenvolvimento da minha biblioteca, visto que a tradução não deita tudo pra mim muito claro gostaria de tirar umas dúvidas!!

  1. Vou fazer o uso desse Plugin, uma dúvida:
    Vou colocar todos meus componentes criados em um só arquivo e rodar o Plugin ou posso fazer conforme cada componente antes de salvar?
  2. Sobre girar eu já consegui resolver criando mais 2 componantes e parametrizando eles. O que seria “OCL”? Seria OpenCutList?
  3. Essa parte abaixo não consegui entender!
1 Like

copy from one component, then make deep unique, then can saveas to another location, then can develop it without fear to cross contamination. to develop further again copy and make deep unique, whether or not you move it to another file or back to original, it will remain unique, even if name already exists, it will just change #num

yes, its better as hidden items not reported, neither groups, and despite changes in DC inside copies, it reports correctly. The material, edges canbe done in OCL, better tools than the reporter. Can use the name attribute to pass more data to OCL, if you decide this is your method or report, will show how.

3, The boundary box is used for scaling, so if parts can be faced inward and have hidden lines at the perimeter they can maintain a relationship without too much code

1 Like

Acho que entendi!
Sobre tornar único ainda nao entendi bem, estou reutilizando o plugin indicado mais eu já usava o Tornar Único nativo do SKP.
Então nunca tive problema ou acho que não por componente repetidos!
Vou te enviar por e-mail minha biblioteca.

Sobre o OCL…. Eu tenho um plataforma WEB que já gerencio toda minha produção e projetos integrado com SKP através de um arquivo .csv gerado por um plugin que eu fiz!
Então minha maior dificuldade é pra gerar as peças com 45º.

Meu próximo objetivo é começar a gerar o dxf do plano de corte que meu software gera.

Vou gravar um vídeo rápido e te mostrar como fabrico meus móveis!

Meu software já gera etiquetas das peças.

Esse é o nosso otimizador

1 Like